Medicina integrativa: a autoridade da sua saúde é você!

POR DRA. AMANDA NUNES

A medicina integrativa tem ganhado cada vez mais notoriedade e popularidade pela sua abordagem individualizada, pois busca tratar não apenas a doença, mas enxergar o paciente integralmente durante todo tratamento. Hoje em dia, as pessoas buscam sair do comum e alopático para novas formas de cuidado. Métodos mais eficientes e humanizados são exigidos pelos pacientes em relação aos profissionais da saúde.

A relação entre o médico e seu paciente, na medicina integrativa, é bastante estreita, isto porque todo o tratamento é baseado na individualidade do ser. Levando em consideração aspectos como sua personalidade, forma de se relacionar com o mundo, seus traumas, entre outros.

Tudo o que ocorre na vida do paciente é levado em consideração desde a primeira consulta, para que o médico consiga compreender a origem da doença. Por isso a importância do olhar para o todo e não apenas para a doença em si, desde de gestação até ao momento presente podem haver situações e marcos importantes para o desenvolvimento da patologia. Dessa forma, o paciente é o principal personagem do seu tratamento. Ou seja, ele deixa de ser o agente passivo que recebe apenas o medicamento e exames; e começa a se enxergar como o principal agente da sua saúde. A partir daí, novas perspectivas e mudanças de padrões de hábitos de vida ajudarão ativamente no caminho da melhora do quadro.

A medicina integrativa se baseia em conhecimentos proporcionados pelas práticas medicinais mais antigas do mundo como a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Indiana, associada aos tratamentos mais avançados como Medicina Quântica e Terapias Biofísicas, com o objetivo de oferecer um atendimento amplo e humanizado que age na cura, prevenção e promoção de saúde.
Durante o cuidado com medicina integrativa, métodos tradicionais se unem com outras formas de tratamento como fitoterápicos, entre eles a Cannabis Medicinal (capaz de tratar mais de 200 patologias), yoga, florais, massagens terapêuticas, bioressonância, terapias frequenciais, acupuntura, terapia, meditação, entre outros.

O cuidado com o terreno biológico é extremamente importante para manter o equilíbrio orgânico. Alinhar os 3 pilares de saúde física, mental e espiritual é o melhor caminho para um
tratamento efetivo. É reconhecer o paciente para além do corpo físico, mas em suas dimensões sociais, psicológicas, biológicas e espirituais, promovendo, portanto, saúde em seus aspectos multidimensionais de cada indivíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento via WhatsApp
Enviar pelo WhatsApp